O projeto Hidroponia na Prática


Ao visitar um amigo na minha cidade natal, notei que ele estava com dificuldade para conseguir plantar em casa. Ele até tinha um espaço que dedicava para plantio hidropônico de hortaliças, mas estava faltando um conhecimento mais prático, um recurso que o ajudasse a montar e manter um sistema hidropônico caseiro. Na última tentativa, ele construiu o sistema direitinho, porém após algumas semanas as plantas estavam morrendo e ele não entendia o porquê. Na falta de ajuda para resolver os problemas no cultivo ele acabou abandonando a prática. O que me deixou triste.

Fui percebendo que várias pessoas passam por esse problema e continuam com dificuldades para conseguir construir e manter um sistema hidropônico caseiro.

Por isso tive uma ideia: vou criar um projeto que disponibilizará todas as dicas para se construir e manter um sistema hidropônico de uma maneira prática e voltada para o cultivo caseiro. E o melhor, tudo em português.

O objetivo do projeto é mostrar como implementar sistemas hidropônicos em casa, sem a necessidade de muito tempo e espaço. É uma ação simples, saudável, que afeta o seu bem-estar e acaba influenciando diretamente o mundo ao seu redor. E ainda tem papel importante na educação de crianças e na saúde física e mental de adultos.

Conheça o fundador do projeto

Olá, sou Guilherme Moreira, Engenheiro Ambiental e Sanitarista e autor deste site! Vou ser honesto com você, comecei este site porque decidi compartilhar tudo que aprendi sobre hidroponia enquanto líder de um projeto de fazenda hidropônica no deserto africano.

Como cidadão global, passei os últimos 10 anos tornando minha paixão e compromisso por um mundo mais seguro, mais limpo e sustentável, uma realidade, tanto em meu trabalho quanto em minha vida diária. Percebi que muitas pessoas não entendem que a agricultura e a alimentação são assuntos que preocupam a todos nós. E a forma como nossa cadeia alimentar é administrada atualmente representa uma das maiores ameaças para todas as pessoas e para o planeta. Da mesma forma, entendi que a melhoria da agricultura e da produção de alimentos oferece um grande potencial para resolver todos os nossos problemas sociais e ambientais mais urgentes.

Ao procurar meu papel dentro disso tudo, decidi ensinar você a criar seu projeto hidropônico para produzir seu alimento dentro de casa. Meu objetivo é desmistificar a ideia de que hidroponia só acontece em escala comercial e estimular a sua criatividade para usar materiais locais e acessíveis para produzir hortaliças, em qualquer espaço. Este site está repleto de dicas fáceis e práticas sobre cultivo hidropônico em casa. Espero que você tenha encontrado valor nos conteúdos que consumiu, e se você tiver alguma dúvida, não hesite em entrar em contato comigo.

Um abraço e bom cultivo,

Guilherme Moreira.

Revista Galileu

 “A missão do Marvella Farms é cultivar produtos orgânicos e locais durante o ano todo para abastecer o mercado local e também servir para exportações”, afirma Moreira, que apresentou o projeto nesta quinta-feira (15) no Open Food Innovation Summit, maior evento brasileiro sobre o futuro do alimento.” 



Portal R7

 “Seca, guerras, embargos políticos, praga de gafanhotos e crianças com fome. O que leva uma pessoa a investir em um país na África que tem todos esses problemas? O engenheiro ambiental e sanitário mineiro, Guilherme Moreira diz que sempre teve um sonho, reduzir a insegurança alimentar e promover uma forma sustentável de produção agrícola.” 

  

Leia a reportagem na íntegra

 

Canal Rural


 “A falta de acesso a alimentos nutritivos a preços acessíveis está correlacionada com altas taxas de desnutrição em crianças, afetando 30% das menores de cinco anos. A ajuda estrangeira é necessária para projetos de desenvolvimento porque há recursos limitados e pouca indústria’, conta Guilherme Moreira, o brasileiro que é gerente do projeto.”