Os diferentes sistemas de hidroponia


A hidroponia é uma ótima maneira de cultivar hortaliças em casa, porque suas plantas crescem mais rápido, você tem menos problemas com doenças e obtêm maiores rendimentos. Mas como funciona a hidroponia? Cada sistema hidropônico tem sua própria técnica para fornecer água, alimentos e oxigênio às plantas e, neste artigo, usaremos infográficos para explicar cada um e destacar suas vantagens e desvantagens para o cultivo em casa.

O que é hidroponia?

Hidroponia se refere ao cultivo de plantas em qualquer lugar que não seja o solo. Isso significa que você é responsável por fornecer às suas plantas 100% dos nutrientes de que precisam. 
Leia nosso artigo sobre os 12 benefícios de se usar a hidroponia em casa para hortaliças para saber mais sobre as grandes vantagens de se plantar em casa usando métodos hidropônicos.
Também revisamos os melhores sistemas hidropônicos que incluem tudo que você precisa para começar rapidamente. Muitos dos métodos hidropônicos discutidos aqui serão ensinados passo a passo no nosso curso de hidroponia caseira para iniciantes. Inscrições limitadas. 

Leito Flutuante

Como funciona a hidroponia em leito flutuante?
Na cultura em leito flutuante a solução nutritiva forma uma lâmina profunda (5 a 20 cm) onde as raízes ficam submersas. Um aerador de aquário (pedra de ar) oxigena a água para que as raízes não se afoguem.
Quais são os benefícios da hidroponia em leito flutuante?
Os sistemas de leito flutuantes são relativamente baratos, fáceis de manter e construir. Como as raízes estão permanentemente suspensas na solução, não há chance de que suas plantas sequem e menos nutrientes precisam ser usados.
Quais os aspectos negativos?
O sistema é pesado e apresenta despesas e desafios adicionais para ser construído acima do chão. Além disso, não possui capacidade para irrigação de precisão, pois o sistema submerge as raízes constantemente.

Sistema de Pavio

Como funciona um sistema de pavio?
As plantas não tem contato direto com o reservatório de nutrientes. Cerca de três a quatro (ou mais, dependendo do tamanho do recipiente) pavios, que são feitos de material fibroso absorvente, como corda de náilon ou algodão (barbante). Uma extremidade desses pavios é parcialmente enterrada no recipiente onde as plantas são cultivadas, enquanto a outra extremidade é mantida pendurada no reservatório de nutrientes. Com a ajuda da ação capilar do pavio, as soluções nutritivas são absorvidas e transportadas para o substrato / meio de crescimento onde as plantas são cultivadas.
Quais são os benefícios do sistema de Pavio?
O sistema de Pavio é ideal para iniciantes em hidroponia por ser o mais simples de construir e mais fácil de manter. A vasta variedade de materiais caseiros que podem ser usados para construir este sistema faz com que seja também o de menor custo quando comparado aos demais sistemas hidropônicos.
Quais os aspectos negativos?
Muitas plantas não crescem bem quando ‘água’ é fornecida constantemente. A taxa de fornecimento de nutrientes com o pavio pode ser muito lenta para plantas maiores e de crescimento mais rápido. Devido às constantes condições de umidade, este sistema hidropônico é suscetível a apodrecimento das raízes e infestações por fungos.

Ebb and Flow ou Inundação e Drenagem

Como funciona um sistema Ebb-and-flow?
Os sistemas hidropônicos ebb-and-flow são também às vezes também chamados de irrigação e drenagem.Todos os sistemas funcionam com base na premissa básica de encher uma bandeja com solução nutritiva para a nutrição das raízes e depois drenar para um reservatório.
Com a hidroponia de irrigação e drenagem, as plantas são  inundadas com a água densa em nutrientes. Depois que as raízes absorvem os nutrientes, a água é drenada de volta para o reservatório para ser reutilizada.
Quais são as vantagens de um sistema de inundação e drenagem?
Os sistemas Ebb & Flow são muito simples de configurar e manter. Este sistema requer menos bombeamento do que um sistema NFT, em alguns casos bombeando nutrientes para as plantas apenas duas ou três vezes por dia, o que salva em gastos com energia. Pedras de argila expandida é o meio de cultivo mais popular usados neste tipo de sistema.
Quais as desvantagens ebb and flow?
Quando a água e as soluções nutritivas são drenadas da bandeja de crescimento para o reservatório, o nível de pH da solução pode mudar dramaticamente. Isso pode ter efeitos devastadores em suas plantas com o tempo, bloqueando certos elementos químicos ou permitindo que outros fiquem fora de controle e causem toxicidade. Se plantadas muito próximas, às raízes de diferentes plantas podem se entrelaçar.

Sistemas de Gotejamento

Como funciona a hidroponia por gotejamento?
O sistema de gotejamento é basicamente um sistema automatizado que simula a rega manual nas suas plantas. Água rica em nutrientes é bombeada do reservatorio ao longo de tubos e goteja constantemente nas plantas. O excesso de água é drenado de volta para o reservatorio.
Quais são as vantagens do sistema de gotejamento?
Os sistemas de gotejamento permitem controlar a velocidade da água que goteja, o que lhe dá muito controle sobre a quantidade de água e nutrientes que suas plantas recebem.
Quais as desvantagens?
A flutuação do pH da solução nutritiva é uma desvantagem. Há risco de entupimento devido a partículas físicas na solução nutritiva ou devido à formação de algas. Pode ser muito complexo para uma operação de cultivo muito pequena.

Aeroponia

Como funciona a aeroponia?
Aeroponia funciona pulverizando as raízes das plantas com uma névoa fina rica em oxigênio e nutrientes, extraída diretamente do reservatório.
Quais são as vantagens da aeroponia?
Os sistemas são geralmente leves. A irrigação pode ser extremamente precisa. A névoa fina usa menos água e é altamente oxigenada, o que possibilita rendimentos altos. 
Quais as desvantagens?
Sistema possui o maior custo de todos os sistemas hidropônicos apresentados. As configurações são geralmente específicas, e não são facilmente adaptáveis ​​para tipos de cultura diferentes. Uma filtragem fina é necessária no coletor de irrigação para evitar partículas que possam obstruir os bicos de pulverização. Requer mais monitoramento e manutenção do que outros sistemas hidropônicos.

Sistema NFT ("Nutrient Film Technique") ou técnica do fluxo laminar de nutrientes

Como funciona a hidroponia NFT?
Este sistema é composto basicamente de um tanque de solução nutritiva, de um sistema de bombeamento, dos canais de cultivo e de um sistema de retorno ao tanque. A solução nutritiva é bombeada aos canais e escoa por gravidade formando uma fina lâmina de solução que irriga as raízes constantemente.
Quais são os benefícios dos sistemas NFT?
Devido ao fluxo contínuo de água sobre as raízes, os sistemas NFT fornecem a mistura perfeita de oxigênio, água e nutrientes o tempo todo. Em outros sistemas hidropônicos, esses elementos são mais difíceis de manter corretamente em equilíbrio. Os sistemas são leves, modulares (aspectos importante para cultivos no telhado ou paredes) e podem ser empilhados quando as circunstâncias permitirem.
Quais as desvantagens?
A tubulação de irrigação e drenagem é relativamente complexa, com mais peças por unidade do que a maioria dos outros sistemas. A compensação de pressão através do coletor de irrigação é um desafio e deve ser monitorada para garantir uma irrigação uniforme. Além disso, o crescimento de algas acontece quando as covas de plantio são muito grandes e os pontos de drenagem são abertos.

Aquaponia

Como funciona a aquaponia?
Em sistemas aquapônicos, os peixes fornecem os nutrientes para as plantas, de modo que os nutrientes adicionais geralmente não precisam ser adicionados. Quando seus peixes produzem resíduos, esses resíduos são convertidos por bactérias para amônia e nitrato, ou seja, nutrientes que suas plantas precisam para crescer. Por sua vez, os peixes são mantidos saudáveis ​​porque as raízes das plantas ajudam a purificar a água. 
Quais são as vantagens da aquaponia?
Qualquer um que já experimentou aquaponia caseira sabe que dá para fazer as plantas crescerem razoavelmente bem sem muito esforço e que alguns tipos de peixes sobrevivem mais tempo do que outros nas condições que esses sistemas simples de recirculação criam. Os sistemas aquapônicos requerem muito pouca manutenção porque o resíduo do peixe fornece os nutrientes para as plantas e as plantas purificam a água para manter os peixes saudáveis.
Quais as desvantagens?
Embora os resíduos de peixes sejam uma excelente fonte de amônia e, por conversão, nitrato, são bastante pobres em muitos dos elementos essenciais de que as plantas precisam para se desenvolver e produzir altos rendimentos.

Hidroponia de água manual

Como funciona a hidroponia regada à mão?
A hidroponia regada à mão é muito semelhante ao cultivo no solo, exceto que o solo é substituído por um meio de cultivo hidropônico inerte, chamado de substrato. Todos os nutrientes de que suas plantas precisam para crescer são adicionados ao suprimento de água quando você rega suas plantas.
Quais são as vantagens da hidroponia de água manual?
Os sistemas de rega manual são a forma mais simples de hidroponia. Tudo que você precisa são os nutrientes hidropônicos corretos, um substrato hidropônico e um regador!
Quais as desvantagens?
Extrema dependência do sistema à pessoa. Nenhuma automatização. Alto consumo de tempo para regar as plantas constantemente.